As Podas

 


Podar é uma arte milenar que há muito acompanha o Homem. Consiste em retirar o que se revela excedente e/ou desnecessário com o objetivo que a árvore/planta/flor continue a crescer e dar fruto, caso seja o caso.

Segundo o motor de pesquisa Google, existem vários tipos de poda: poda de elevação de copa, poda de frutificação, poda de floração, poda de condução e poda de manutenção. Podar regularmente permite aos visados receberem a luz e ar necessários à fotossíntese, reduzindo a probabilidade de caírem galhos indevidamente.

Metaforicamente, atrevemo-nos a afirmar que todos nós devemos “podar” os nossos ramos. Os nossos ramos são os pensamentos e emoções que evitam que o nosso Eu cresça e nos tornemos seres humanos mais realizados. Quantos de nós não nos sentimos, muitas vezes, reféns do passado? O passado pode estar associado a emoções negativas, como eventos traumáticos ou, pelo contrário, à saudade de recordações positivas. O mesmo se aplica aos trabalhos. Mas para os trabalhos temos a solução: há várias formações na área do Desenvolvimento Pessoal que podem ajudá-lo a tornar-se num trabalhador mais realizado e assertivo, contribuindo para evitar que “ramos” tenham de ser podados.

Se, porventura, quiser aprender mais sobre as verdadeiras podas também temos várias formações nesta área. E não precisa de ser profissional das podas para se inscrever nestas formações. Basta ter um jardim e querer aprender mais de como cortar a sua relva, aparar os seus arbustos ou podar as flores e/ou árvores.

 Consulte a nossa oferta formativa no nosso site ou contacte-nos para mais informações.

 

Mónica dos Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os perigos do amianto