Floricultura na 4U Institute


Floricultura na 4U Institute

 Para o dicionário Priberam, a floricultura é um ramo da horticultura que se ocupa especialmente das flores. A wikipedia diz que é um ramo da horticultura que se foca na industrialização de flores e plantas ornamentais.

Mas o que significa para nós a floricultura? Porque é ela tão importante na nossa sociedade?

A cultura das flores está muito enraizada na nossa cultura e acompanha-nos nos momentos mais marcantes da nossa vida. É costume oferecer-se flores às mulheres que acabaram de ser mães. Agradecemos o milagre da vida com uma flor, personificando a beleza e singularidade do momento. No Dia da Mãe os filhos oferecem flores a quem lhes deu a vida, em forma de agradecimento por toda o encantamento que a maternidade traz consigo.

É costume oferecermos flores às meninas que terminam os seus cursos como que desejando boa sorte para a nova etapa das suas vidas.

Já os namorados oferecem flores às suas caras-metades em dias especiais, como aniversário da relação, ou no Dia dos Namorados. Não raras as vezes, esses bouquets trazem consigo o simbolismo das juras de amor.

Quando as noivas se casam levam consigo um bouquet de flores, quase sempre branco, a simbolizar a pureza da noiva.  As flores também ornamentam a igreja e copo d’água no dia do casamento.  Por falarmos de igrejas, os católicos decoram com sumptuosos arranjos os seus locais de culto e não raras vezes oferecem flores aos santos. Porque, para muitos, nada iguala a beleza e simplicidade das flores, sinónimos de muitos santos.

Os batizados também costumam ter flores a decorar a igreja e o copo d’água.

Mas nem sempre só em momentos alegres da nossa vida fazemos uso das flores: na hora da despedida, os familiares e amigos trazem consigo flores para os velórios e enterros e, posteriormente, para os jazigos quando visitam a última morada dos seus ente queridos.

Parece que tudo fica mais bonito e romântico na presença de flores. Quando oferecemos flores, oferecemos mais do que um simples presente: as flores são uma metáfora de quanto a nossa vida fica mais especial com a presença dessa pessoa. A pessoa que recebe deverá sentir-se uma extensão da beleza e especialidade da flor. Quem não gosta de ver as flores a decorar o seu lar? Porque existem jardins tão bonitos que as pessoas pagam para ver? O perfume das flores nos lares tornar-nos mais acolhedores.

Por fim, jardinar flores pode ser bem mais que um hobbie, para algumas pessoas: é uma terapia mental e forma de mindfulness.

Não hesite em oferecer flores às pessoas que lhe são queridas: com certeza elas adorarão a surpresa e, assim, contribui para a indústria da floricultura.

Se se interessa em saber quais são as empresas de floricultura em Portugal, consulte aqui https://empresite.jornaldenegocios.pt/Actividade/FLORICULTURA/

Sabia quem em julho devemos plantar petúnias e gipsófilas? Trabalha em floricultura ou jardinagem ou interessa-se por essas temáticas? A 4 U Institute possui vários cursos destas áreas. Se, por ventura, tem interesse contacte-nos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Podas

Os perigos do amianto